segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

É inútil ter certeza!


É inútil ter certeza!

Uma vez por outra fico a pensar sobre nossa vida, e sempre esbarro na mesma questão, por que sempre nos preocupamos com o futuro? Por que devemos sempre ter objetivos? De onde vem essa necessidade de estarmos sempre projetando nossa vida? Não existe vida aqui e agora? Um dos males da vida moderna é justamente esse, o medo da insegurança em relação ao futuro. As pessoas demoram entender que a vida simplesmente é, e pronto! Como diria o Engenheiros do Havaí "que nenhum de nós sabe exatamente aonde vai pára. Nós não precisamos saber para onde vamos, nós só precisamos ir", não precisamos saber sobre o futuro, apenas precisamos viver. Até por que "é inútil ter certeza!" no fundo queremos apenas viver o resto é nada. Só que é bastante difícil viver sem objetivos, temos a mania de ficarmos sofrendo por antecipação e esquecemos do espetáculo que está acontecendo. Sem falar na ansiedade que tem conseqüências nefastas sobre nossa vida, chegando a causar ate a morte principalmente no caso dos cardíacos.

As religiões por muito tempo utilizaram desse artifício para arrebanhar mais fies para suas igrejas justamente na promessa de vida após a morte. No momento que passamos a não temer a morte e deixamos de acreditar no futuro, a vida tem uma valorização completamente diferente. Passarmos a viver a vida como vontade de potência. Sem medo, sem culpa, sem restrições... dessa forma deixarmos de existir e passamos a viver. para Nietzsche, viver plenamente, (conhecer, experimentar) é está em cima de uma corda bamba, como afirma "O homem é corda distendida entre o animal e o super-homem: uma corda sobre um abismo; travessia perigosa, temerário caminhar, perigosos olhar para trás, perigoso tremer e parar." - Nietzsche "Assim falou Zaratustra", 1883. Poucas pessoas têm coragem de encarar essa corda bamba que é a vida, por que é perigoso e meche com muitas questões cristalizadas. Mergulhar no caos que é a vida ainda continua sendo uma atividade para raríssimas pessoas.

Essa cultura contamina toda a esfera humana. Nos relacionamentos as pessoas têm que ter segurança para existir, a vida só tem sentido na segurança, e esquecemos da loucura que é a experiência diária, uma grande inconstância, um caos por completo. Um puro devir! Porem, assim como existe a segurança, não deve esquecer que existe vida fora dela também. Até por que não devemos esquecer que eu "não sou", apenas estou. Muito pensam que são, mas na verdade basta olharmos um simples álbum de fotografia para sacarmos que nós não somos coisa alguma. A transformação é inerente ao ser humano.

Chega dessa busca por segurança, pelo futuro onde buscamos tudo, menos a vida. A vida de uma forma plena e responsável. Já está na hora de darmos um basta ao futuro e manda-lo para P.Q.P. Dessa forma a nossa qualidade de vida melhorará substancialmente. E o stress deixará de ser o mal do século. Estou cansado de tanta preocupação desnecessária. E não esqueçam de viver, pois a vida é aqui e agora... se existir algo além daqui, quando chegarmos lá, nos preocupamos com isso.



Um abraço,

Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário