terça-feira, 29 de março de 2011

UESPI transviada

UESPI transviada

O interesse move as pessoas. Assim como Sartre pregava que a existência precede a essência, o interesse precede o ato. Não vejo problema algum em agir de acordo com interesses. Contanto que o coletivo nunca seja colocado de lado.

Historicamente no Brasil a educação nunca foi prioridade. Isso é fato. No Piauí, não é diferente. Até acho que a educação tende a melhorar, pois comungo do mesmo pensamento da filosofia Olgária de Matos onde afirma que “chegamos à situação tão ruim que não tem mais para onde piorar. Estamos no fundo do poço!”. Basta um pouquinho de senso histórico para perceber que a UESPI não agoniza de agora. Para não dizer desde seu nascimento. Pegaram um colégio e resolveram transformar em universidade. Tão simples como “dois e dois são cinco”.

Só que nos últimos dias, a “mamãe UESPI” que já foi estuprada por toda a classe política que esteve no poder até os dias atuais, está sendo violentada pela mídia. Com direito até a invasão da reitoria (prática medieval estimulada por rebeldes sem causa) por “estudantes conscientes” de seus direitos. O mais hilário de todos são as motivações: são contra adesão da UESPI ao Enem. Os argumentos são dos mais chocantes e “ilegítimos”. O principal deles é que vai aumentar a concorrência (mas os estudantes do PI não são o melhores do Brasil? Chega a ser um traço cultural. Você não precisa estudar. Basta nasce em Teresina e seus problemas acabaram). Sim, mas a conseqüência disso é um corpo discente mais qualificado. E quem ganha com isso? Fala-se também prejudicar o regionalismo (história, literatura, geografia). Fico pensando... o regionalismo piauiense está “ligeiramente” atrelado ao vestibular? Ou seja, a cultura local só me interessa se cair no vestibular. Coitada da filosofia e sociologia...estão condenadas ao desaparecimento. Talvez isso justifique conhecemos tão pouco da nossa cultura. Esse argumento em defesa do regionalismo é falacioso. A maioria dos alunos apenas decora o conteúdo regional dias antes do vestibular. São as chamadas “ revisões”, Café Aula, etc. O fato é que conhecem bem mais o Justin Bieber que o velho e guerreiro Cinéas Santos. Problema? Nenhum

O que se vê prevalecer, mais uma vez, são os interesses pessoais. Agora me pergunto, até quando o “futuro vai repetir o passado”?

A UESPI é bem maior que essa hipocrisia transvestida de altruísmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário