quarta-feira, 16 de março de 2011

Ser professor


Tenho visto coisas na minha vida. No geral, as ruins prevalecem. Mas uma vez por outra o mundo quebra sua lógica e me surpreende.

Tento ser professor. Embora seja diariamente bombardeado por acontecimentos desestimulantes. Calma que já explico onde quero chegar.

Meu café da manhã sempre tem um ingrediente no qual sou dependente: a leitura de notícias. Gosto de curiar vários portais... Num determinado dia me deparo com uma noticia que prendeu minha atenção. O titulo era mais ou menos o seguinte “aluno joga cadeira em professora”... Parei para pensar e resmunguei “Ser professor está cada dia mais difícil”. Na verdade, eu apenas fiz coro ao que sempre ouvimos sobre a educação: que não vale a pena, paga mal, alunos desinteressados, etc. Esse discurso é tão hegemônico que às vezes chego a pensar que a profissão professor é o purgatório. Só que a vida, às vezes, quebra sua lógica e resolve surpreender. No mesmo dia que vi a notícia onde o aluno agredia a professora, me deparei com uma imagem singela. Vi uma aluna de uns 5 anos fazer cafuné na professora. Aqueles dedinhos pequenos entre os loiros cabelos da professora que, tinha uma expressão de está em outro mundo. Ai, que inveja!!! Fui afetado alegremente por tal imagem.

Fatos positivos existem, basta sabermos direcionar o olhar. Um pouco mais de vocação e menos ressentimento é fundamental para o surgimento de uma atitude pró-ativa com a educação.

Utópico? Creio que não tenho mais idade para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário