segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dicas de Alimentação



Andei procurando saber um pouquinho sobre minha alimentação... cheguei a conclusão que minha alimentação não anda das melhores...

Nesse percuso me deparei com dois livros indicados por Luciana Ayer interessantíssimos: A Ética na Alimentação do Peter Singer e Em Defesa da Comida do Michael Pollan.
Vejam essas dicas:


Recomendações de Michael Pollan para uma alimentação saudável:


1. Não coma nada que sua avó não reconhecesse como comida.

2. Evite comidas contendo ingredientes cujos nomes você não possa pronunciar.

3. Não coma nada que não possa um dia apodrecer.

4. Evite produtos alimentícios que aleguem vantagens para sua saúde.

5. Dispense os corredores centrais dos supermercados e prefira comprar nas prateleiras periféricas.

6. Melhor ainda: compre comida em outros lugares, como feiras livres ou mercadinhos hortifrútis.

7. Pague mais, coma menos.

8. Coma uma variedade maior de alimentos.

9. Prefira produtos provenientes de animais que pastam.

10. Cozinhe e, se puder, plante alguns itens de seu cardápio.

11. Prepare suas refeições e como apenas à mesa.

12. Coma com ponderação, acompanhado, quando possível, e sempre com prazer.


Em breve colocarei resumos mais detalhos

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Quem se importa?

Quem se importa?

Resolvi dar uma olhadinha nos portais de Teresina e me deparo com as seguintes noticias de destaque:
Passagem de Reynaldo Gianecchini por Teresina vira caso de Polícia;
Blog do Uol tira sarro dos piauienses por causa de Priscila;
Jurados do programa 'Ídolos' reprovam Stefhany.


No primeiro caso, segundo o portalaz, a produtora chegou a falar isso aqui:

"Eu vou avisar a todos os produtores para cancelarem seus shows nessa cidade. Teresina é um C... de gente suja, cidade feia, povo feio e mal educado, bando de ladrão, cheia de gente caloteira. É por isso que eu não gosto de fazer nada no Nordeste, prefiro o Sul".

Aí fiquei pensando...a quem interessa esse tipo de notícia? Os portais “nacionais” noticiarem isso td bem, pois a mídia q era pra ser nacional e na verdade é sulista, é etnocêntrica por demais. Agora, os portais locais reproduzirem o mesmo besteirol é demais. E outra pergunta que não quer calar, pq dar tanta importância pra mídia nacional? Já estou cansado desse discurso....

Até quando teremos que viver seguinte esse modelo sulista? Quanto etnocentrismo, hein? Enquanto nós continuamos com essa marca de meio milhão de analfabetos teremos que nos submeter a isso, infelizmente. “As vezes o preço que se paga é alta demais...”

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Piaui do Futuro





- Meio milhão não sabe ler nem escrever. O problema é que muitos dos demais 2,5 milhões até sabem ler e escrever, mas não conseguem interpretar textos e/ou realizar operações matemáticas simples, fazendo o Piauí continuar sendo o covil de iletrados que assombra sua história e seus governantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta um dado alarmante e preocupante no paupérrimo Piauí. Dos seus quase 3 milhões de habitantes, em condições de ser alfabetizados, 563 mil são analfabetos, um percentual que chega a 24,37% com potencial de estudo, segundo os dados tabulados pelo Ministério da Educação.

O alarmante despreparo das autoridades públicas ligadas à área de Educação e da falta de visão de que só através dela haverá um maior senso crítico e mais desenvolvimento, refletem no fato do Piauí ser o segundo estado em porcentagem de analfabetos em relação à sua população.

Sem falar que o Piauí é um dos estados que mais exportam analfabetos em busca de melhores oportunidades, não raras vezes sendo escravizados Brasil afora. Números como esses são escondidos ou “esquecidos” pelo governo. Pior que o Piauí só Alagoas, que tem 25,72% da sua população analfabeta.

Aumento de Analfabetos no ano de 2008
O Piauí é um dos 11 estados mais o Distrito Federal, onde o analfabetismo aumentou, nos últimos anos, principalmente em 2008. A diferença é que no DF - onde o índice é pequeno -, há o recebimento de muitos nordestinos analfabetos, segundo o gerente do projeto de erradicação do analfabetismo do DF.

Quanto ao Piauí, ele exporta anualmente os que já têm, mesmo assim permanece com o índice alto. Uma produção que deixa impressionado quem observa índices de países africanos.

Os menores índices de analfabetismo do Brasil
Os estados que possui a menor porcentagem de analfabetos são Rio Grande do Sul (4,98%); São Paulo (4,74%); Rio de Janeiro (4,45%); Santa Catarina (4,39%); Distrito Federal (3,99%) e Amapá (3,76%).

Fonte:http://www.portalaz.com.br/noticias/brasilia/146058_ibge_-_piaui_possui_mais_de_meio_milhao_de_analfabetos.html